Centro Espírita Uberabense - 100 anos

NOTAS HISTÓRICAS
TEMPLO “ANTONIO DE LISBOA”
CENTRO ESPÍRITA UBERABENSE



"O Presidente (José Villela de Andrade) declarou aberta a sessão dando em seguida a palavra ao Orador (João Augusto Chaves) para expor o que julgasse conveniente ao nosso comum ideal. O Orador, servindo-se da palavra, fez uma eloqüente alocução relativa á Doutrina Espírita e, passando a fazer o histórico de nossos esforços para a organização do Centro Espírita Uberabense, disse, em resumo: Em vinte de março de mil, novecentos e dez, reuniram-se neste mesmo lugar (casa de José Villela de Andrade) os irmãos em crença José Villela de Andrade, Manoel Felippe de Souza, Anselmo Trezzi, João Augusto Chaves, Ricardo Teixeira, Maria Candida de Jesus, Francisca Alves dos Anjos, Antonio Pereira da Silva, José de Avila Pina, Evarista Modesta dos Santos, Christovam Vieira, Delfino Ignacio da Rocha, Antonio Vieira da Silva, Aleixo Femandes Madriles, Maria Ricardina Pereira, Emerenciana Maria de Jesus, Adelia de Oliveira, Leovergilia Martins Chaves, Maria Rosa de Jesus, Adelina N. S., Isaac do Couto Brandão, Algeny Tiradentes de Lima, Francisca Romualda, Maria de Souza Novaes, José Teixeira Vaz, Lucilia de Souza Novaes, Julieta Riccioppo, Rita Carolina, Mercedes Madriles, Amelia de Avila Pina, André Vona, Carlos Trezzi e Barbara de Andrade Costa para tractarem dos meios de obter--se os recursos para a acquisição de um terreno e nelle realizar-se a construção de um edificio destinado ás reuniões e mais trabalhos que tenham por objectivo propagar a Doutrina Espírita."
(Primeiro Livro de Atas do Centro Espírita Uberabense)

Foi necessário estabelecer-se uma sede provisória, até que o Centro Uberabense ficasse pronto para funcionar definitivamente. Surgiu, pois, o chamado Ponto Espírita "Bezerra de Menezes", sito na Rua Bernardo Guimarães, 36 (Bairro Estados Unidos), ao lado da residência do Major Nestor Cravo e sua esposa, a notável e abnegada médium e dama de caridade, D. Maria Modesto Cravo.

A idéia da criação de um Centro Espírita foi de um cearense, homem culto e profundamente espiritualizado, o inolvidável Prof João Augusto Chaves, escreveria para sempre o seu nome nos anais do Espiritismo em Uberaba. Pode ser considerado o fundador do Centro Espírita Uberabense, a casa-máter do Espiritismo em nossa terra, no dia 9 de janeiro de 1911!
Formado pela antiga Escola Normal de Uberaba, foi durante mais de trinta anos professor do Grupo Escolar Brasil tendo, inclusive, escrito um livro de contos infantis. Espírita convicto, o Prof. Chaves, além de fundar o Centro, não hesitando para tal em empregar os próprios recursos financeiros, viajava, proferindo palestras de cunho doutrinário, a várias localidades da nossa Região. Uberaba deveu-lhe tanto no campo do magistério, que, em 1948, o Prefeito Boulanger Pucci transformou o "Cassino Exposição" em Escolas Reunidas "Prof. Chaves", atualmente Escola Estadual "Prof Chaves".
Não poderíamos, igualmente, deixar de prestar justa homenagem a Da Mercedes Martins Chaves, "aquela que tão bem soube auxiliá-lo para que melhormente o seu dever fosse cumprido".

Anterior à denominação “Centro Espírita Uberabense”, foi feita a escolha de seu protetor: “Templo Antônio de Lisboa”.

A primeira Diretoria do Centro Espírita Uberabense foi assim constituída:
Presidente - José Vilela de Andrade;
Vice-Presidente - Manoel Felippe de Souza;
1º Secretário - Antônio Pereira da Silva;
2º Secretário - José de Avila Pina;
Orador - João Augusto Chaves;
Tesoureiro - AnselmoTrezzi;
Procurador - Ricardo Teixeira;
Bibliotecária -.Algeny Tiradentes de Lima.
Essa diretoria, além de providenciar um Estatuto, fez circular durante muitos anos o jornal mensal “Brado de Alerta” (desde 15/01/1911).
Por muitos anos, funcionou, nas dependências do Centro, a Escola Primária "Guerra Junqueiro", gratuita.






A sede do Centro Espírita Uberabense foi inaugurada em 13/05/1919 e sua diretoria nessa ocasião era assim constituída:
Presidente: João Augusto Chaves;
Vice-Presidente: Ludovice Fernandes;
1º secretário: José Garcia Rosa;
2º secretário: Maria do Carmo Chaves;
Tesoureiro: Anselmo Trezzi;
Orador: Iracy Nascimento;
Orador Honorário: Alceu de Souza Novaes;
Procurador: Antonio Dolacio Mendes;
Bibliotecária: Dona Laura Dolacio Mendes.

Uma "botica homeopathica", se consolidou com os recursos e a eficácia desejados após a inauguração da sede própria, em 1919, acrescendo-se a isto a presença atuante do Prof. Chaves nos serviços dela. E ela acabou por evoluir para o atual Ambulatório Médico "Dr. Bezerra de Meneses".

A Escola Dominical ou Escola de Moral Cristã “Eurípedes Barsanulfo” foi a primeira Escola Espírita de Evangelização da região; fundada pelo professor Chaves no Centro Espírita Uberabense, em 14 de julho de 1920, com 20 alunos matriculados.
A diretoria e os professores eram: João Augusto Chaves, Ludovice Fernandes, Iracy Nascimento, Maria do Carmo Chaves, Antônio Dolácio Mendes e Nestor Cravo.
Registro em 04 de março de 1934 mostra 43 alunos matriculados e como colaboradores Maria Júlia J. R. Cunha, Alice Fernandes, Maria Ramos, Ezelina Ramos e Daltiza Orsolini.
A Comissão de Educação e Assistência do CEU (CEA), desde a sua criação, foi a responsável pela Escola de Moral Cristã “Eurípedes Barsanulfo” a qual estava colocada na citada CEA como Departamento de Infância e Juventude do CEU.



Desde o primeiro Estatuto do Templo Antônio de Lisboa em 1911, estava idealizada a “construção de um asilo para a educação de menores desvalidos e de um hospital para obsedados”. A idéia foi materializada quando Dona Maria Modesto Cravo recebeu mediunicamente, do espírito de Eurípedes Barsanulfo a planta do Sanatório Espírita de Uberaba. Assim, em 31 de dezembro de 1933, inaugurou-se o benemérito Sanatório Espírita de Uberaba, como um departamento do próprio Centro Espírita Uberabense, destinado ao tratamento de enfermidades neuropsíquicas.
Abdon Alonso (construção e administração), D Maria Modesto Cravo (recebeu a planta mediunicamente) e Dr Inácio Ferreira (diretor clínico desde a fundação), pelo seu carinho, devotamento sem restrições à obra da cura física, moral e espiritual dos enfermos, foram os três baluartes do Sanatório.



Professor João Augusto Chaves viveu 43 anos em Uberaba e desencarnou aos 81 anos, na nossa cidade, no dia 17/04/1946. Emmanoel Martins Chaves, seu filho, foi seu sucessor à frente do Centro Espírita Uberabense, durante 37 anos.

Emmanoel Martins Chaves (Lilito)


(As fontes usadas foram: “O Espiritismo em Uberaba” de C A Baccelli,
quadro comemorativo da Escola de Moral Cristã Eurípedes Barsanulfo
e algumas informações pessoais)