Escola Espírita de Evangelização "Adelaide Chaves"



Biografia de Adelaide Martins Chaves


Adelaide Martins Chaves nasceu em 24 de julho de 1906 e faleceu em 07 de junho de 1973, na cidade de Uberaba, vítima de câncer pulmonar.  Nasceu prematura. Na infância, de constituição física franzina, recebeu de seus pais atenção dobrada para que se fortalecesse fisicamente.
Filha do professor João Augusto Chaves, fundador do Centro Espírita Uberabense e um dos pioneiros da Doutrina Espírita em Uberaba e região, e da Sra Mercedes Martins Chaves. O casal teve sete filhos, inclusive  nosso querido Emmanoel Martins Chaves, conhecido carinhosamente por Lilito. Adelaide era a quarta filho do casal.
 Adelaide era solteira, meiga e de fácil trato.
 Formou-se em datilografia e trabalhava com sua mãe que tinha um ateliê de costura em casa, fazendo ponto ajour (trutru), ajudando, dessa forma, nas despesas domésticas.
Frequentou o Centro Espírita “Uberabense”, desde a sua fundação.
Por longos anos (mais de 40) foi evangelizadora do Centro Espírita “Uberabense”, dando aulas na Escola de Moral Cristã “Eurípedes Barsanulfo” fundada em 1920, pelo professor João Augusto Chaves. Adelaide destacou-se como evangelizadora pela sua dedicação e carinho para com a tarefa abraçada.
Colaborou junto  a União da Mocidade Espírita Uberabense,  e na Casa do Cinza.
No Lar Espírita, casa de amparo às meninas órfãs a “Tia Adelaide” como a chamavam, auxiliou anos a fio. Ensinava regularmente frivolitê (trabalho manual que utiliza como instrumento, uma espécie de carretel na confecção de forrinhos para mesas e bandejas, caracterizados por traços finos e delicados) e outros trabalhos manuais. Participava do trabalho de passe curador nesta instituição. Era a amiga de todas as horas, das meninas internas do Lar Espírita, que a tinham como amiga e confidente pelo seu caráter moral e seu poder de gentileza.
Como médium psicofônica e curadora que era, prestou inestimáveis serviços, dos quais, muitos se recordam com afeto e gratidão.
Trabalhou como médium de psicofonia, inicialmente, em seu lar (casa do professor Chaves) localizada na rua Segismundo Mendes nº 50, nos tempos em que os grupos espíritas realizavam seus trabalhos em casa, até fundarem o primeiro centro espírita em nossa cidade. Depois de longos anos a casa do professor Chaves tornou-se o Grupo Espírita “Mercedes Chaves”, que continua seus trabalhos até dia atuais, fundamentados em Jesus, Kardec e Chico Xavier.
Tia Adelaide tinha enorme carinho pelas crianças, pois era pura de coração. Vivia rodeada pelos sobrinhos que a chamavam carinhosamente de “titia”. Gostava de contar histórias de fundo moral e ensinar trabalhos manuais para os sobrinhos, tendo uma grande influência sobre os mesmos, pelo seu carisma e afetividade. Conseguia reuni-los com disciplina, à sua volta, para realizar uma brincadeira de forma espontânea e criativa.
Foi amiga de nossa querida Antuza. Depois de desencarnada, Adelaide, visitava frequentemente a amiga, conversavam e trocavam ideias a respeito da evangelização da criança e do jovem. Por essa razão o Centro Espírita “Casa de Antuza” resolveu homenageá-la colocando o seu nome, na sua escola de evangelização, ficando assim denominada Escola Espírita de Evangelização “Adelaide Chaves”.
(esta biografia foi fornecida pela Maria Cecília Lopes em fevereiro de 2012)


A Escola Espírita de Evangelização “Adelaide Chaves” da “Casa Espírita da Antuza”, foi instalada no dia
12 de outubro de 1992


I – Finalidade: “Formar o espírito genuinamente cristão”

II – Objetivos gerais:
  1. Conhecer a vida de Jesus e sua doutrina;
  2. Conhecer os princípios da Doutrina Espírita;
  3. Analisar o movimento espírita e seus vultos exemplares;
  4. Incentivar a prática dos princípios espíritas;
  5. Promover a elevação do espírito humano.

III - Estratégias:
O conhecimento da vida de Jesus e de seus ensinamentos será obtido através do estudo dos fatos de sua vida, dos fundamentos de sua doutrina, da preparação espiritual de sua vinda e do movimento cristão que se seguiu à sua morte.
O estudo da vida e dos ensinamentos dos missionários de Jesus na Terra e dos espíritas que contribuíram com a divulgação e exemplificação dos ensinamentos cristãos, levará ao conhecimento e à análise do movimento espírita.
A exemplificação dos colaboradores da EEE, a análise das conseqüências dos princípios espíritas levará ao incentivo da prática dos princípios espíritas na sociedade.
Através de práticas educativas, atividades artísticas e eventos de confraternização será estimulado o gosto por atividades que favoreçam a elevação mental da criatura humana.

IV – Organograma


V – Pessoas envolvidas

  1. Diretoria do Centro: responsável pela aprovação das atividades do pessoal da EEE. Deve também prover recursos para os setores de apoio da EEE.
  2. Coordenação: responsável pela integração das atividades da EEE; deve, em colaboração com as pessoas envolvidas:
a)      fazer a distribuição das atividades no espaço físico e no tempo;
b)      elaborar o calendário de atividades anualmente;
c)      promover reuniões para planejamento (uma no início do ano), acompanhamento das atividades (uma por mês), avaliação (uma no final do ano) e para pais e evangelizadores (duas por ano);
d)     divulgar as atividades da EEE.
  1. Os pais e responsáveis pelos alunos serão colaboradores indiretos do sucesso escolar e devem, para isso, serem incentivados por meio das reuniões de pais e evangelizadores e por meio de participação em festas, jogos e aulas.
  2. Setores de apoio:
a)      Biblioteca: deve servir para consulta por parte de alunos, pais, evangelizadores e outros;
b)      Secretaria: organização das fichas de alunos, matrículas anuais, atas das reuniões, correspondência, filhas de evangelizadores e outros materiais em arquivos adequados;
c)      Artes e recreação: promoção de gincanas, festas de confraternização, comemorativas, etc; auxílio aos evangelizadores ensinando músicas e jogos para as aulas;
d)     Material didático: aquisição, confecção e manutenção do material didático (flanelógrafo, figuras, quadros de giz, giz branco e colorido, cartazes, textos, slides, fitas, álbuns seriados, etc);
e)      Evangelizadores: responsáveis por preparar e ministrar as aulas, além de participar das reuniões e demais atividades da EEE;
f)       Alunos: todas as pessoas da comunidade uberabense que se matriculares e freqüentarem as atividades da EEE procurando alcançar os objetivos da proposta.

V – Divisão dos alunos em classes
As classes deverão ser organizadas de acordo com a disponibilidade de espaço físico e horários das pessoas envolvidas, após análise das divisões já existentes e de aprovação em reunião: (tabela 1).
A proposta para esta EEE é a seguinte:
Jardim: 4 a 6 anos
1º ciclo: 7 e 8 anos
2º ciclo: 9 e 10 anos
3º ciclo: 11 e 12 anos
Pré-juventude: 13 e 14 anos
Juventude: 15 a 17 anos
Mocidade: 18 a 21 anos

VI – Conteúdo programático
  1. Jardim (programa único com aulas diferentes):
    • Deus Pai e Criador
    • Amor a Deus
    • Providência Divina
    • Prece
    • Jesus, irmão e mestre
    • Amor ao próximo
    • Amor à família
    • Amor à natureza
    • Cuidados com o corpo
    • Moral cristã
    • Evolução
  2. 1º ciclo
    • 1º ciclo A – anos pares (1992)
o   seguir programa da FEB (Federação Espírita Brasileira):
    • 1º ciclo B – anos ímpares (1993)
o   seguir os roteiros da UEM (União Espírita Mineira)
  1. 2º ciclo
    • 2º ciclo A (anos pares) – 1992
seguir as aulas da FEB:
    • 2º ciclo B (anos ímpares) – 1993
seguir roteiros da UEM:
  1. 3º ciclo
    • 3º ciclo A (anos pares) – 1992
seguir aulas da FEB
    • 3º ciclo B (anos ímpares) – 1993
Vida de Paulo (livro Paulo e Estevão de F C Xavier e Emmanuel)
Missionários da terceira revelação
Vultos da Humanidade
  1. Pré-juventude
    • Pré-juventude A – 1992
o   seguir programa e aulas da FEB
    • Pré-juventude B (anos ímpares) – 1993
o   - O Livro dos Espíritos: Introdução, 1ª e 2ª partes;
    • Pré-juventude C (anos pares) – 1994
o   - O Livro dos Espíritos: 3ª e 4ª partes
  1. Juventude
    • Juventude A – 1992
o   seguir programa e aulas da FEB
    • Juventude B – (1993; 1996)
- O Evangelho segundo o Espiritismo e 3ª parte de O Livro dos Espíritos
    • Juventude C – (1994; 1997)
- O Evangelho segundo o Espiritismo e 3ª parte de O Livro dos Espíritos
    • Juventude D – (1995; 1998)
- O Céu e o Inferno e 4ª parte de O Livro dos Espíritos
  1. Mocidade
    • Mocidade A – 1992
o   seguir programa e aulas da FEB
    • Mocidade B – (1993; 1996)
o   - A Gênese e 1ª parte de O Livro dos Espíritos
    • Mocidade C – (1994; 1997)
o   - O Livro dos Médiuns e 2ª parte de O Livro dos Espíritos
    • Mocidade D – (1995; 1998)
o   O Livro dos Médiuns e 2ª parte de O Livro dos Espíritos
o  
OBSERVAÇÕES: (conclusões sobre a análise dos diversos programas encontrados na literatura):
  1. Núcleos comuns: Deus, prece, Jesus, Espiritismo e Moral Evangélica, aparecem em todos os ciclos de todos os programas;
  2. Os programas tornam-se repetitivos para o aluno depois de um ou dois anos;
  3. 3º ciclo de infância e pré-juventude só poderão usar o programa da FEB no primeiro ano (1992);
  4. Para os mais velhos (18 anos em diante), é desnecessário o uso do material da FEB

VII – Material necessário:
1 livro de atas das reuniões; fichas para matrículas; pastas de arquivo para correspondência; arquivo; flanelógrafo; jogos educativos; pranchetas; giz (branco e colorido); apagadores; quadros de giz; álbuns seriados; mimeógrafo; stencils; papel; cartolinas; lixas; pincéis atômicos; lápis de cor; giz de cera; colas; tesouras; réguas; figuras da Vida de Paulo; figuras da Vida de Jesus; Caderno para anotar empréstimos de material; durex; fita adesiva; painel, e outros.